Bem Vindo(A)!

03 setembro 2009

A Febre ORKUT

Publicado na Folha 3 - Revisada e atualizada


A Internet é uma poderosa ferramenta de pesquisa e lazer. Criada na década de 80, nos Estados Unidos, ela tinha como objectivo agilizar a comunicação entre pessoas dentro e fora do país. No Brasil, ela começou a tomar conta no final da década de 90 com o primeiro provedor de internet discada, o STI.
As salas de bate-papo viraram vício imediato. O objectivo principal era conhecer novas pessoas e depois o contato off-line às escuras ou em um barzinho, pois ninguém tinha scanner e a possibilidade de trocas de fotografias era remota.
Em 1996, o número aproximado de usuários no país era de 170 mil. Hoje, são 12 milhões de usuários domésticos.
Esta explosão aconteceu também no ORKUT, em Setembro do ano passado, era um milhão de usuários contra os 29,5 milhões de hoje.

Mas afinal, o que é o ORKUT?

É um site de comunidades com a finalidade de reunir pessoas com o mesmo perfil de interesses e reencontrar seus velhos amigos. Embora 90% das pessoas declarem estar à procura de novas amizades, o grande sucesso do site tem sido a reunião de amigos de infância, de colégio e de faculdade. Todo mundo volta a ser amigo sem receio das lembranças terríveis. Não é a toa que muitos usuários colocam fotos antigas em seu álbum.

A dominação brasileira no site é geral. 13,85% dos usuários do ORKUT são norte-americanos, contra 63,43% brasileiros. Estima-se que a diferença possa ser ainda maior, porque tem pessoas que se cadastram com nacionalidade fictícia - como, por exemplo, iraquiana, para tirar nossos vizinhos do norte do sério.
Muitos pensam que o ORKUT é criação de um americano, mas estão enganados. O site é obra de um turco de 31 anos chamado Orkut Buyukkokten. Uma das maiores diversões criadas por este gênio é o de deixar recados e depoimentos, conhecidos também como scrap e testimonial. Outra atração são os "Karmas", desenhos que você avalia seu amigo por confiável, legal e sexy.
Acredita-se que todas as pessoas cadastradas no ORKUT colocam informações e fotos reais, salvo algumas exceções.

Os interesses das inúmeras comunidades criadas vão de sócio-econômicos a sexo e de colégios a frases e marcas.
Só fazem parte do universo ORKUT as pessoas convidadas por alguém que já esteja lá.
Tem indivíduos em sites de leilão faturando com a venda de convite.

  • Eu na verdade não sabia que existia até leilões pra Convites !

Nenhum comentário:

Teste a Velocidade da sua Internet!